Tradição em transportar com qualidade e segurança

 

A Transportadora Jacareí está completando 50 anos e consolida os dizeres do seu slogan: “Atendendo Sempre, Desde 1966”.
O seu fundador e proprietário, Fued Chaquib, buscou sempre, desde o início, em 1966, uma política de qualidade para a empresa, que é atender com rapidez, eficiência, pontualidade e segurança as necessidades dos clientes, tanto para carga fracionada quanto para carga fechada. “Trabalhamos visando uma melhoria contínua da prestação de serviço de transporte”, disse.
Fued Chaquib relembra, emocionado, o início da empresa e a aquisição do primeiro caminhão. Entrou para o setor de transportes quando fechou seu primeiro negócio, em um posto de gasolina, na rua XV de Novembro, em frente ao Fórum de Jacareí. Depois, abriu a transportadora na rua Lúcio Malta  e prosseguiu, até chegar ao local atual, na Avenida Getúlio Vargas, 1.390, no Jardim Primavera, região leste da cidade.


Fued, jacareiense de nascimento, com os olhos lacrimejantes, destacou em entrevista que o nome da empresa, Transportadora Jacareí, ‘é uma homenagem à cidade’ .
A família Chaquib é de origem libanesa e, como outros conterrâneos, os pais de Fued Chaquib vieram ao Brasil em busca de melhores condições econômicas, que não eram oferecidas em suas regiões de origem.


A Transportadora Jacareí foi fundada  em 1966, iniciando suas atividades com os pequenos comércios da cidade. Depois de alguns anos, fazendo a distribuição do Açúcar União, para as praças de Jacareí,  Santa, Branca, São Jose dos Campos e Caçapava. Logo conquistou maiores clientes da cidade como Lavalpa, Válvulas Schrader do Brasil e Parker Hannifin, a qual se dedicou por um longo período.

Fued esteve à frente da Transportadora Jacareí durante 26 anos, após o período fez a opção de iniciar outro projeto que seria a atividade política, retornando para a transportadora em 1997, juntamente com Mariana, com 20 anos de idade, filha do empresário, que iniciou suas atividades na administração da empresa. A partir daí tem início uma nova era da Transportadora Jacareí.
Mariana mal sabia o que vinha a ser uma transportadora e muito menos estar à frente de um negócio, mas aceitou o desafio para dar continuidade ao trabalho de seu pai. Após dois anos, sua irmã Ana Carla começou a trabalhar na empresa e, em 2005, a mais nova da família Chaquib, Maíra, também iniciou suas atividades na empresa, vindo assim a consolidar a união e o desejo de transformar a transportadora em uma empresa de atividades logísticas, que em 2016 está completando meio século de atividades.
Em 2005, com 75 anos de idade, Fued Chaquib reduziu suas atividades, mas até hoje ( 2016), aos 86 anos, ainda visita a empresa constantemente.